domingo, 14 de julho de 2024

"TARZAN BOY" DE BALTIMORA COMPLETA 40 ANOS!

"TARZAN BOY" DE BALTIMORA COMPLETA 40 ANOS, E SEGUE SENDO UM DOS MAIORES HINOS DAS FESTAS DE FLASH-BACK!!

Em abril de 1985 foi lançado o mitológico disco "Living in the Background", álbum de estreia do projeto musical Baltimora. Sim, aquele mesmo Baltimora do mega-hít "Tarzan Boy" e que apresentava um dançarino que todos achavam que cantava!!


Baltimora - "Living In The Background"
Das selvas para o topo das paradas!


O tal álbum foi lançado com pelo menos três capas diferentes. A capa mais conhecida apresenta o dançarino Jimmy McShane pulando no ar em um fundo vermelho com texto em preto. 

"Living in the Background" também foi lançado e relançado de várias formas, embora nenhuma dessas diferentes versões do álbum pareça se correlacionar com qualquer uma de suasvárias capas. 

Este disco em questão apresentou a faixa "Tarzan Boy’", uma ítalo disco poderosa e que foi um sucesso internacional, estreando no top cinco das paradas italianas e com um excelente desempenho em vários outros países europeus, incluindo Espanha, Alemanha, Holanda e, notadamente, França, onde o hit foi mais bem sucedido, liderando as paradas lá por cinco semanas consecutivas. 

No Reino Unido, o single alcançou o número 3 em setembro de 1985. A música teve sucesso também nos Estados Unidos (onde foi lançado pela EMI ), permanecendo na parada Billboard Hot 100 por seis meses e, finalmente, chegando ao número 13 no início de 1986. 

No Brasil, assim como em qualquer parte do mundo, "Tarzan Boy" também encantou à todos, e ainda foi trilha sonora da novela global "De Quina para a Lua". Como se não bastasse, "Tarzan Boy" de Baltimora foi ainda tema de abertura do programa de TV "Perdidos na Noite", uma atração de grande sucesso nos anos 80 e transmitido pela TV Bandeirantes (a comando de Fausto Silva).

Na verdade, até hoje "Tarzan Boy" de Baltimora é muito tocada nas festas de flash-back's, lembrada por influenciadores digitais focados na nostalgia, e muito bem executada na programação de algumas rádios, como a EP FM.

Faixas (Singles destacados) 👇👇

1. "Tarzan Boy" ✅

2. "Pull the Wires" 

3. "Living in the Background" ✅

4. "Woody Boogie" ✅

5. "Chinese Restaurant" 

6. "Running for Your Love"


Jimmy McShane abriu portas para muitos modelos que atuavam como cantores, como o brasileiro Fher do projeto Kasino


Infelizmente o rapaz que apareceu na capa do disco e também nos vídeos dançando, Jimmy McShane, faleceu de HIV em 1994. Vale ressaltar também que ele não era o verdadeiro cantor, mas apenas o modelo do projeto. 

Acontece que, Jimmy McShane foi chamado para dançar e dublar o vocal já gravado pelo cantor Silver Pozzoli -  um dos mestres vocais da italo disco e que também já cantou numa outra farsa dos anos 80, o projeto Den Harrow -"Mad Desire".

Engraçado que, muita gente diz que o cantor real era o produtor do Baltimora - Maurizio Bassi, mas este só cantou a fita demo, que depois foi gravada magistralmente por Pozzoli.

Para saber mais sobre o projeto Baltimora, leia aqui: 

https://rikardomusic.blogspot.com/2022/02/farsas-italodisco-tarzan-boy-1985-de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"TARZAN BOY" DE BALTIMORA COMPLETA 40 ANOS!

"TARZAN BOY" DE BALTIMORA COMPLETA 40 ANOS, E SEGUE SENDO UM DOS MAIORES HINOS DAS FESTAS DE FLASH-BACK!! Em abril de 1985 foi lan...